Guias Canvas (pt-br)Guia do Instrutor RubricaComo eu adiciono uma rubrica a uma tarefa?

Como eu adiciono uma rubrica a uma tarefa?

Você pode adicionar uma rubrica a uma tarefa para ajudar estudantes a entenderem expectativas para a tarefa e como você pretende pontuar suas submissões. Ocasionalmente, rubricas são adicionadas a tarefas quando você possui um resultado dentro de uma rubrica que você deseja usar para propósitos de alinhamento. Além das tarefas, rubricas também podem ser adicionadas a discussões com nota e questionários.

Rubricas podem ser adicionadas buscando rubricas existentes em um de seus cursos, ou criando uma nova rubrica.

Abrir Tarefas

Abrir Tarefas

Em Navegação de Curso (Course Navigation), clique no link Tarefas (Assignments).

Abrir Tarefa

Clique no nome da tarefa.

Adicionar Rubrica

Adicionar Rubrica

Clique no botão Adicionar Rubrica (Add Rubric).

Localizar um protocolo

Criar ou encontrar rubrica

Para encontrar uma rubrica existente, clique no link Encontrar uma rubrica (Find a Rubric).

É possível encontrar rubricas que foram criadas em tarefas prévias, assim como rubricas criadas em outros cursos onde você possui uma função de instrutor.

Selecionar Rubrica

Selecionar Rubrica

Na primeira coluna, selecione um curso ou conta [1]. Na segunda coluna, localize e clique no nome de uma rubrica [2]. É possível visualizar o critério e pontos em cada rubrica. Para selecionar uma rubrica para a tarefa, role até o fundo da rubrica e clique no botão Usar esta rubrica (Use This Rubric) [3].

Editar protocolo

Gerenciar Rubrica

Para reabrir a rubrica e selecionar configurações da rubrica, clique no ícone Editar (Edit).

Criar Nova Rubrica

Criar Nova Rubrica

Se você não conseguir encontrar uma tarefa existente para usar para a tarefa, é possível criar uma nova rubrica para a sua tarefa. Novas rubricas são salvas no seu curso para uso futuro.

Selecionar Configurações da Rubrica

Selecionar Configurações da Rubrica

Após ter adicionado uma rubrica, é possível selecionar diversas opções para a rubrica.

Se você deseja escrever comentários de forma livre a alunos no SpeedGrader, selecione a caixa de seleção Escreverei comentários de forma livre... (I’ll write free-form comments...) [1]. Se essa opção estiver selecionada, nenhuma classificação será usada para avaliar o aluno, e os valores do critério são atribuídos manualmente.

Se você deseja usar a rubrica para avaliação no SpeedGrader, selecione a caixa de seleção Usar esta rubrica para avaliação de tarefas (Use this rubric for assignment grading) [2].

Se você não quiser que os alunos vejam a pontuação total para a rubrica, selecione a caixa de seleção Ocultar pontuação total para resultados de avaliação (Hide score total for assessment results)  [3]. Os alunos ainda podem ver os valores de ponto para cada critério, mas a pontuação total não será mostrada na parte inferior da rubrica. Esta opção só está disponível se a rubrica não é utilizada para avaliação e só se aplica aos alunos quando eles veem as rubricas a partir da página de Notas.

Salvar Rubrica

Salvar Rubrica

Clique no botão Atualizar Rubrica (Update Rubric).

Observação: Se você criou uma nova rubrica, a tarefa irá exibir o botão Criar Rubrica (Create Rubric).

Ajustar Pontos da Nota

Ajustar Pontos da Nota

Se você selecionou a opção de usar a rubrica para avaliação, o Canvas irá comparar a pontuação da rubrica e os pontos da Tarefa.

Se o número de pontos na rubrica for diferente do número de pontos na Tarefa, o Canvas irá gerar uma mensagem de alerta notificando que os valores de pontuação não são iguais.

Para atualizar o número de pontos na tarefa, clique no botão Alterar (Change) [1]. Caso contrário, clique no botão Deixar diferente (Leave different) [2].

Visualizar Rubrica

Visualizar Rubrica

Visualize a rubrica para a tarefa.

Para editar a rubrica, clique no ícone Editar [1]. Para substituir uma rubrica por uma rubrica existente, clique no ícone Buscar [2]. Para excluir uma rubrica de uma tarefa, clique no ícone Excluir [3].  

Copiar Rubrica

Copiar Rubrica

Se você tentar editar uma rubrica que está sendo usada em mais de uma tarefa (tarefa, discussão gradudada ou questionário), o Canvas irá gerar uma mensagem de alerta que a rubrica não pode ser editada. Essa mensagem significa que a rubrica não pode ser editada diretamente, mas você pode criar uma cópia da rubrica.

Para criar uma cópia da rubrica, clique no botão OK. O Canvas irá criar uma versão copiada da rubrica. A versão editada irá automaticamente substituir a rubrica anterior na tarefa. Se você usar a rubrica para avaliação, a rubrica irá ser atualizada para todos estudantes no SpeedGrader. Você pode reavaliar os envios dos estudantes que já podem ter sido avaliados com a rubrica original.

A rubrica copiada também será salva na lista de rubricas do curso para uso futuro.

Observação: Uma rubrica conectada a múltiplas tarefas não poderá ser copiada se a única alteração feita for para usar a rubrica para avaliação de tarefa.